Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 22 de março de 2016

VALOR ADAPTATIVO



Para que um organismo se apresente apto a ocupar um ambiente é necessário que seja capaz de crescer, se manter e reproduzir. Se o organismo for bem sucedido, será capaz de gerar uma prole mais numerosa que os demais, garantindo a perpetuação de sua combinação genética no pool da população. Assim, combinações genéticas mais adequadas a um determinado ambiente em um determinado momento irão propiciar a seus portadores uma maior adaptabilidade. Desta forma, variantes mais adaptadas são as que têm maior sucesso reprodutivo.

O valor adaptativo (também denominado fitness e representado pela letra W) é o elemento que indica o sucesso reprodutivo de um determinado genótipo. Através do W podemos identificar a contribuição de cada genótipo para constituir a próxima geração.

O conceito de valor adaptativo se contrapõe ao conceito de coeficiente de seleção (representado por s). Em linhas gerais, enquanto que W está relacionado à fração reprodutiva de uma população, s representa a fração não reprodutiva, ou seja, os indivíduos que foram selecionados. Assim,  W + s = 1. Em termos conceituais, s pode ser definido como o grau de redução proporcional que uma determinada combinação genética tem em relação às demais combinações genéticas da população.

Conhecendo a frequência dos genótipos antes e depois da ação da seleção podemos calcular o valor adaptativo. Entretanto, como se trata de um valor relativo, devemos normalizá-lo em relação ao valor adaptativo máximo da população para podermos determinar o efeito da ação da seleção. Assim, se em uma população a distribuição de frequências antes da ação da seleção é 0,20 para AA; 0,20 para Aa e 0,60 para aa e após a seleção passa a 0,40 para AA; 0,40 para Aa e 0,20 para aa, temos:


AA
Aa
Aa
antes da seleção
0.20
0.20
0.60
depois da seleção
0.30
0.30
0.40

O quanto cada genótipo irá contribuir para a próxima geração pode ser determinado pela divisão da frequência após a seleção pela frequência antes da seleção, ou seja:
AA = 0,30/0,20 = 1,5
Aa = 0,30/0,20 = 1,5
aa = 0,40/0,60 = 0,67

Como o W é um valor relativo, ele deve ser normalizado, ou seja, recalculado comparativamente ao valor máximo encontrado. Assim:
WAA = 1,5/1,5 = 1,0
WAa = 1,5/1,5 = 1,0
Waa = 0,67/1,5 = 0,45

4 comentários:

  1. Obrigada!! adorei a explicação.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela explicação.
    Como seria a unidade de medida desses números? Eu posso colocar W e S após eles, para identificar o valor adaptativo e coeficiente de seleção respectivamente?
    Por exemplo:
    0,45 W.(Valor adaptativo).
    0,89 s. (Coeficiente de seleção).

    Eu posso fazer isso?
    Porque parece estranho o número final sem uma identificação do que seja.
    Tenho essa dúvida.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!